Lagoa Santa - Minas Gerais - Brasil

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Blog do Euler

Vamos lutar sempre.. “sem a educação não se forma cidadão....." Abraços!!!! Marly

Pelo emprego, contra o corte dos dias parados e por um salário mais justo

Companheiros da luta, boa noite!!!

O eixo central da nossa luta neste momento pode ser resumido em três pilares:

1) a manutenção do emprego de todos os educadores em greve.
2) o não corte de ponto dos dias parados.
3) um salário melhor e maior do que o que recebemos atualmente é outra condição integrante da nossa luta. Não abrimos mão de um salário melhor, que pelo menos se aproxime do nosso piso de R$ 1.312,00.
O mais importante, volto a frisar, é a manutenção da unidade conquistada nessa greve e na força de mobilização demonstrada nos últimos 36 dias de greve.

E aqui eu faço um pedido respeitoso e fraterno a todos: vamos parar de antecipar e difundir visões derrotistas! Nosso movimento está forte, tem uma direção que está agindo corretamente e nós temos todas as condições de alcançarmos os três pilares que mencionei acima. Se ficarmos divididos entre quem quer levar a greve até as últimas conseqüências e quem deseja simplesmente voltar a trabalhar sem uma estratégia de manutenção do movimento sob outras formas acabaremos enfraquecidos e perderemos uma oportunidade histórica de arrancar conquistas a nosso favor.


Por isso, companheiros, devemos ter a visão do todo para não nos desesperarmos nem cairmos no maniqueísmo do tudo ou nada. A luta social não se resolve dessa forma. Temos que ter clareza daquilo que queremos alcançar - manutenção do emprego de todos os trabalhadores em greve, pagamento integral dos dias parados e aumento de salário - e utilizar as armas e mecanismos de que dispomos para enfrentar os desafios colocados.

Se conseguirmos manter e fortalecer nosso movimento, tanto durante a greve quanto na nossa volta ao trabalho (seja quando for) seremos mais respeitados pelos governos e pelas demais instituições de poder, incluindo a imprensa. Este será então mais um dos grandes saldos positivos da nossa greve.

E que nunca mais, nenhum governo, incluindo o atual em fim de mandato, ouse nos humilhar, cortar direitos e manter o baixo nível de valorização a que ficamos sujeitos nos últimos anos. A Educação pública pode ser salva sim, estou convencido disso. Mas, não pelas promessas de governantes e parlamentares, de presidentes, senadores ou governadores, mas pelas nossas próprias mãos. Pela força da nossa organização e da nossa unidade na luta.

No momento, o eixo da nossa luta está estabelecido: manutenção do emprego para todos os educadores em greve, o não corte dos dias parados e um salário mais justo para todos os educadores. Depois disso, novas conquistas virão!
Fonte: Blog do Euler

2 comentários:

  1. "Vermelho Novo parou porque o piso não chegou"
    Esse é o nosso lema. Meu nome é Débora e sou professora de Educação Física da única escola estadual em nosso pequeno município. Começamos bem nossa luta, a pesar dos desafios, pressões e cobranças das pessoas de boa índole, mais com uma visão um tanto temerosas de como funciona uma greve. Afinal é a primeira vez que entramos num movimento como esse.
    Fomos apoiados por muitas pessoas, mais também sofremos criticas negativas por estarmos solidários e presentes no movimento pela luta de nossos direitos, a tanto omitidos pela elite opressiva e que massacra a classe que deveria por mérito ser valorizada e exaltada por todos. Mais pensamos que é aqui também, no interior, numa cidadezinha pequena e com muitos desafios para crescimento e desenvolvimento do município é que devemos ser para a comunidade e principalmente para nossos alunos, um exemplo de luta, porque acreditamos que educamos também pelo exemplo. Estamos solidários com todos os nossos colegas, acreditamos no sindicato, e acreditamos que é preciso lutar sempre! Marchamos em BH junto a vocês nas assembléias e sentimos a emoção e espírito de união gritar alto em nossos corações. E quando voltarmos para sala de aula, teremos muito o que contar e ensinar, para nossos queridos alunos, agradeço principalmente aos amigos ( Edna, Dimas, Ruth), companheiros de luta, por sempre terem uma palavra positiva, e esperançosa quando alguém pensa em desistir. Estaremos até o final unidos, e estamos esperançosos que o governo em fim será justo conosco, A luta continua!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de criar o blog. Sou professora e pelos mesmos motivos criei o S.O.S. Educação Pública, acredito que temos que nos unir em defesa da educação e pela dignidade da nossa profissão. Convido-o a visitá-lo http://soseducaopblica.blogspot.com
    Abraços

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir